1.º Ciclo

Assegurar uma formação geral comum a todos os alunos que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social:

Assegurar que nesta formação sejam equilibradamente inter-relacionados o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano.

Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizar atividades manuais e promover a educação artística, de modo a sensibilizar para as diversas formas de expressão estética, detetando e estimulando aptidões nesses domínios.

Proporcionar a aprendizagem de uma primeira língua estrangeira.

Proporcionar a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos, bem como facilitar a aquisição e o desenvolvimento de métodos e instrumentos de trabalho, valorizando a dimensão humana do trabalho.

Fomentar uma consciência aberta à realidade concreta numa perspetiva de humanismo universalista, de solidariedade e de cooperação.

Desenvolver o conhecimento e o apreço pelos valores característicos da identidade, língua, história e cultura portuguesa.Proporcionar aos alunos experiências que favoreçam a sua maturidade cívica e socioafetiva, criando neles atitudes e hábitos positivos de relação e cooperação, quer nos planos dos seus vínculos de família quer no da intervenção consciente e responsável da realidade circundante.

Proporcionar a aquisição de atitudes autónomas, visando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida comunitária.

Assegurar às crianças com necessidades educativas especiais, condições adequadas ao seu desenvolvimento e pleno aproveitamento das suas capacidades.

Fomentar o gosto por uma constante atualização de conhecimentos;

Participar no processo de informação e orientação educacionais em colaboração com as famílias.

Proporcionar, em liberdade de consciência, a aquisição de noções de educação cívica e moral.

Criar condições de promoção do sucesso escolar e educativo a todos os alunos.