O Colégio

O Colégio foi construído em 1993, sendo ampliado em 1999.Edifício A

É hoje constituído pelo edifício original, o edifício A e, pelo edifício B. No primeiro funciona: Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e Ludotecas.

No edifício B funciona: Jardim de Infância, 1º Ciclo e Ludotecas. Ainda fazem parte do Colégio Colibri, dois espaços exteriores onde funciona o C.A.T.L.

Toda a construção obedeceu a todas as normas do Ministério da Educação, nas suas mais variadas exigências construtivas, incluindo o aspeto da segurança. Os dois edifícios, em harmoniosa articulação, ocupam uma área coberta de A área total do terreno é de 2500m², vedado por um murete em betão e uma boa estrutura metálica com 2m de altura com 5 portões de acesso.

Não existem aspetos negativos na instalação e suas imediações e o acesso ao limite do terreno escolar pode ser feito a pé ou em automóveis ligeiros e pesados. Sempre que foi possível, os desníveis foram convertidos em rampas para maior e melhor facilidade de acesso.

O Colégio Colibri tem como finalidade não só um ensino aprendizagem eficaz, mas uma autêntica educação, construída na harmonia duma integradora formação ética, cognitiva, estética, que proporcione a formação integral dos seus alunos respeitando a sua autêntica e real condição de seres humanos na sua dimensão pessoal e social.

Dimensão pessoal

O aluno deve ser educado num sentido autêntico de:

Responsabilidade, em todas as suas ações com pleno conhecimento, de acordo com a sua idade, para ajuizar sobre a sua atitude pessoal e social.

Equilíbrio, Maturidade, Estabilidade Racional e Afetiva, que lhe permitam desenvolver a capacidade para tomar decisões, aceitar as próprias limitações e fomentar um espírito crítico construtivo.

Desenvolvimento da Imaginação e Criatividade, promovendo todas as iniciativas de caráter expressivo/artístico, com a finalidade de estimular o pensamento crítico, o sentido estético, de forma transversal a todas as áreas curriculares.

Firmeza no Trabalho, através do desenvolvimento de hábitos de trabalho e métodos de estudo, visando o rigor e nível de desempenho na execução e apresentação de tarefas.

Capacidade de Respeito e Estima, encarando os fracassos como ponto de partida para alcançar num espírito de interajuda e colaboração novas metas pessoais e sociais.

Desenvolvimento dos mecanismos de comunicação que possibilitem a expressão da sua própria personalidade.

Dimensão social

Pretende-se que o aluno desenvolva capacidades que lhe permitam:

Viver num ambiente de cooperação e solidariedade.

Integrar-se numa sociedade capaz de transformar as estruturas objetivamente injustas e opressoras.

Ser recetivo às novas vivências e experiências, colaborando no bem comum.

Participar nas mudanças que o progresso oferece, segundo as exigências dos tempos.

Manifestar sensibilidade pelos grandes problemas nacionais e internacionais.

Ao longo destes anos, a Direção tem vindo a melhorar as condições propícias ao desenvolvimento dos seus alunos e, em conjunto com a equipa pedagógica, tem promovido e orientado atividades significativas, diferenciadas e inovadoras de forma a responder às necessidades da Comunidade Educativa. Outra das preocupações tem sido o incentivo e a valorização da participação dos Encarregados de Educação/Pais na vida do Colégio, numa atitude dinâmica, quer em encontros programados quer no seu quotidiano.

Acreditando que a escola não se esgota na transmissão de conhecimentos científicos e tendo em vista a formação integral do aluno, pretende-se que esta seja um local de:

• Convívio, onde a participação se deve reger por valores partilhados, respeito e solidariedade, alargada a todos quantos trabalham, ensinam e aprendem no Colégio, contribuindo assim para a criação de uma harmonia e de um clima propício à aprendizagem;
  • Criatividade, onde seja possível despertar as capacidades e aptidões individuais e coletivas, fomentando-se a conjugação de esforços na realização de atividades curriculares e extracurriculares e concedendo, a todos, os meios possíveis para a concretização das suas justas aspirações (desporto, música, artes plásticas, teatro, literatura, cinema, viagens,…);
  • Intervenção, em que a abertura do Colégio ao Meio venha a permitir a resolução franca de algumas carências escolares, devendo também fornecer todo o apoio possível à concretização de projetos da comunidade, de ordem cultural e de interesse pedagógico.
  • Formação, na medida em que se assume também como local onde deverão ser fomentados os valores da convivência democrática, tais como:
    1. o respeito pelas regras estabelecidas;
    2. a solidariedade que qualquer espaço comum implica;
    3. a participação no Projeto Educativo do Colégio;
    4. a crítica atenta e construtiva;
    5. o respeito pelas diferentes opiniões e ações quando decididas em maioria, depois de ouvido o parecer das diversas estruturas de base;
    6. o direito a recursos nas questões do Colégio e dentro das normas legais;
    7. o reconhecimento e respeito pela diferença cultural, religiosa, étnica ou outra;
    8. o reconhecimento e a defesa da liberdade como princípio fundador de toda a regra de convivência social.